A Microsoft encerra o suporte ao Windows 7: O que você deve fazer?

0
39

Os especialistas em segurança cibernética estão pedindo aos usuários do Windows 7 que atualizem seu sistema operacional.


A Microsoft deixará de oferecer suporte ao Windows 7 a partir de terça-feira, para que possa se concentrar nas “novas tecnologias”.

Como resultado, os usuários do Windows 7 não receberão mais as atualizações e patches de segurança importantes que mantêm suas máquinas em segurança.

Um em cada quatro usuários do Windows está executando o Windows 7, de acordo com o site de estatísticas StatCounter.

O que tudo isso significa?
Isso significa que a Microsoft está encerrando o jogo de gato e rato com hackers que procuram explorar bugs de software no sistema operacional Windows 7.


Se os autores encontrarem uma falha no Windows 7, a Microsoft não a corrigirá.

Sem atualizações contínuas de software e segurança, é mais provável que as máquinas com Windows 7 sejam infectadas por vírus e malware, escreveu a Microsoft em seu site.

“A operação de uma máquina sem patches significa que as falhas no código nunca serão corrigidas e, à medida que as explorações dessas falhas forem conhecidas e generalizadas, suas chances de ser atacado com sucesso aumentam muito rapidamente”, disse Rik Ferguson, vice-presidente de pesquisa de segurança da Trend. Micro.


David Emm, pesquisador sênior de segurança da Kaspersky Lab, acrescentou que as pessoas precisam mudar para um sistema operacional suportado o mais rápido possível.

Quais são os riscos?
Os hackers usam malware para invadir, danificar ou desativar computadores.

Ele pode ser usado para roubar dados pessoais e financeiros, espionar outros usuários sem que eles saibam e manter as empresas resgatadas até que um pagamento seja feito.

Em maio de 2017, o NHS foi atingido pelo ataque de ransomware WannaCry.

Um relatório do governo em 2018 concluiu que o ataque poderia ter sido evitado se o NHS Trusts tivesse atualizado seus computadores e aplicado os patches de segurança necessários.

Os hackers exploraram os pontos fracos nas versões sem patch do Windows 7, bem como em menor grau no Windows XP anterior, que a Microsoft havia parado de suportar.

O que você deve fazer com o seu PC com Windows 7?
Os computadores que executam o Windows 7 ainda funcionarão após a terça-feira, mas se tornarão cada vez menos seguros.

A Microsoft está pedindo às pessoas que mudem para o Windows 10, um sistema operacional mais recente que é vendido por £ 120.

“No futuro, a melhor maneira de se manter seguro é no Windows 10”, afirmou. “E a melhor maneira de experimentar o Windows 10 é em um novo PC.”

É possível instalar o Windows 10 em computadores antigos, mas a Microsoft alerta que ele pode não funcionar corretamente.

Para executar o Windows 10, os PCs devem ter um processador de 1 GHz, 16 GB de espaço no disco rígido e 1 GB de memória RAM.

“Embora seja possível instalar o Windows 10 no seu dispositivo antigo, isso não é recomendado”, afirmou a Microsoft.

Dito isto, os usuários do Windows 7 não precisam atualizar se usarem o PC offline.

O que dizem as autoridades do Reino Unido?
As autoridades do Reino Unido alertaram os usuários do Windows 7 a não fazerem transações bancárias na Internet nem enviarem e-mails após a terça-feira.

O aviso foi emitido pelo National Cyber ​​Security Center, que faz parte da agência de inteligência britânica GCHQ, e relatado pela primeira vez pelo The Telegraph ,.

“Instaríamos aqueles que usam o software após o prazo a substituir dispositivos não suportados o mais rápido possível, a mover dados confidenciais para um dispositivo suportado e a não usá-los para tarefas como acessar bancos e outras contas confidenciais”, disse um porta-voz do NCSC à BBC. .

“Eles também devem considerar acessar o email de um dispositivo diferente.”

E para as empresas?
Algumas empresas dependem muito de aplicativos que funcionam apenas com o Windows 7.

As empresas podem pagar à Microsoft se quiserem continuar recebendo atualizações para o Windows 7 Professional ou Windows 7 Enterprise.

As atualizações de segurança estendidas do Windows 7 estarão disponíveis até 2023 para empresas de todos os tamanhos.

As cobranças variam de US $ 25 (£ 19) por dispositivo a US $ 200 por dispositivo e aumentam a cada ano. Os custos subirão rapidamente para organizações com muitos computadores.

Para as empresas, nem sempre é fácil atualizar para um sistema operacional mais novo, disse Ferguson.

“Pode haver aplicativos críticos para os negócios que não serão executados em sistemas operacionais mais novos, ou pode haver custos significativos associados à atualização desses aplicativos”, disse ele.

Locais como hospitais e fábricas podem ter equipamentos projetados para serem executados exclusivamente no Windows 7.

“O usuário nem sempre pode atualizar sem anular a garantia”, disse Ferguson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here