Por que investir a longo prazo? Conheça os motivos!

Mas afinal, por que investir a longo prazo? Um dos americanos mais ricos do mundo adotou essa estratégia. Quer saber como ele fez? Leia o texto até o final!

Anúncios


Planejar o futuro nem sempre é uma tarefa fácil, mas é algo essencial, pois essa é a melhor forma de atingir grandes objetivos e se proteger contra possíveis dificuldades.

Cartões mais recomendados

Isso significa que o investimento a longo prazo é um grande aliado da sua saúde e tranquilidade financeira.

Para você saber como esse tipo de investimento funciona na prática e os principais benefícios, continue a leitura.


O que é um investimento a longo prazo?

A noção de longo prazo, está relacionada à ideia de um período extenso. Ou seja, é algo que se desenvolve e se concretiza muito tempo depois de sua criação e data de início.

Logo, um investimento de longo prazo é aquele em que suas aplicações são feitas com frequência, mas sempre visando o futuro, não apenas o presente.

Mas afinal, quanto tempo é longo prazo?

Anúncios


Na verdade, isso depende muito do perfil do investidor e dos objetivos financeiros dele. Há várias opções com prazos para daqui 5, 10, 20 anos ou até mais do que isso!

E é importante lembrar que independentemente do tempo de resgate, todos os investimentos a longo prazo têm algo em comum: alcançar objetivos e realizar os seus sonhos no futuro.

por que investir a longo prazo

Quais as vantagens do investimento de longo prazo?

 Agora que você já sabe que é um investimento a longo prazo, está na hora de saber os principais motivos pelo qual vale a pena pensar no futuro das suas finanças!

Claro que para diversificar a sua carteira e não abrir mão dos momentos do presente, você também pode investir no curto prazo!

Contudo, uma visão com foco no futuro, é uma das melhores formas de conseguir realizar grandes sonhos, como por exemplo, uma viagem internacional ou a aquisição da compra própria.

Vamos ver juntos quais as principais vantagens do longo prazo? Olha só:

1. Histórico de ganhos

Anúncios


Apesar de a rentabilidade de alguns investimentos ser impactada no curto prazo, por causa de crises econômicas, o desempenho normalmente compensa quando a aplicação é mantida por um longo período!

Mas para dar certo, é muito importante que você não tome ações precipitadas, baseadas em um momento! Pois assim, os seus investimentos não serão afetados no longo prazo.

Pelo contrário, é bem provável que no futuro, eles sejam ainda mais vantajosos do que você imaginou.

2. Muitos investidores enriqueceram no longo prazo

Você certamente já ouviu falar no Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo!

O investidor americano faz parte do seleto grupo de pessoas que conseguiram acumular um patrimônio de US$ 100 bilhões.

Mas há algo que muitas pessoas não sabem: para enriquecer e ter sucesso no mercado financeiro, Warren Buffet criou uma estratégia de longo prazo para os seus investimentos.

Além disso, ele sempre estudou de forma cautelosa as empresas em que pretendia investir.

Assim como Warren Buffett, há outros investidores de sucesso que também sempre pensaram no futuro, como por exemplo, Benjamin Graham e Charlie Munger.

3. Multiplicação de patrimônio

Os investimentos ajudam a aumentar a sua renda, a partir dos ganhos conquistados em cada um deles!

E investir é diferente de guardar dinheiro.

Guardar dinheiro significa separar uma parte da sua renda para se preparar para imprevistos e sempre ter uma grana extra. Mas investir mais além de simplesmente poupar.

Quando você investe, o seu capital não fica limitado ao dinheiro que foi poupado. Os juros e a rentabilidade também começam a fazer parte do seu patrimônio financeiro.

Dessa forma, ao longo do tempo, torna-se possível multiplicar os valores pela ação dos juros compostos, que praticamente, vão começar a “trabalhar” por você.

4. Segurança para o futuro

Economizar no presente é uma maneira de construir uma vida mais tranquila no futuro e colocar seus planos em prática.

Como você já sabe, investir é saber que em momentos de emergência, será possível contar com esse dinheiro guardado e investido!

Dessa forma, em casos de crises econômicas ou falta de renda, você vai poder utilizar o dinheiro investido e assim, fazer com que a situação não se torne ainda mais grave!

Além disso, os investimentos de longo prazo, permitem a conquista de sonhos que exigem uma boa reserva financeira, como os que já citamos (casa própria e viagens internacionais).

Com os aportes frequentes, ao longo do tempo, você vai conseguir fazer uma boa economia e conquistar seus objetivos com mais tranquilidade.

5. Investir está mais fácil e acessível do que nunca

Atualmente, qualquer pessoa pode começar a investir, seja em renda fixa ou renda variável, mesmo com pouco dinheiro.

Caso queira investir na bolsa de valores, por exemplo, você deve abrir conta em uma corretora de valores, transferir o seu dinheiro e começar a realizar operações pelo home broker.

Porém, obviamente, para você ter sucesso nessa estratégia, é preciso estudar muito bem as ações que deseja comprar. Afinal, é necessário considerar o seu perfil de investidor e quais investimentos são os mais adequados de acordo com as suas necessidades e objetivos.

6. Controle emocional

Ao investir no longo prazo, principalmente se você investe em renda variável (riscos maiores), você melhora o seu controle emocional e evita armadilhas que levam você a tomar ações precipitadas no curto prazo.

Alguns investidores, em momentos de crises econômicas e oscilações no mercado, tomam decisões por impulso e consequentemente, sofrem graves prejuízos financeiros.

Mas quem investe no longo prazo, consegue se manter mais calmo nesses momentos.

Afinal, esses investidores sabem que as quedas são momentâneas e por isso, vale a pena manter os ativos em momentos críticos, priorizando as decisões racionais e cautelosas, sem agir rapidamente em momentos de pânico.

Aliás, controle emocional é uma das palavras-chave dos investidores de sucesso, que sempre fazem análises profundas antes de tomar uma decisão importante!


Conclusão

Muitos sonhos dependem de capital financeiro para serem concretizados!

Por isso, é muito importante pensar no longo prazo. Assim, você não garante apenas a sua tranquilidade financeira, mas também, faz com que seus sonhos se tornem mais fáceis de serem realizados.

Entendeu por que pensar no futuro é uma forma promissora de construir seu patrimônio e aumentar a sua renda? Continue investindo no seu futuro! Leia também o nosso conteúdo “Onde investir a longo prazo?”

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu