Investimentos para universitários – saiba como organizar o seu dinheiro e começar a investir

Se você quer saber quais são os melhores investimentos para universitários, está no lugar certo!

Anúncios



Há vários investimentos para universitários que oferecem boa rentabilidade e praticidade na hora de investir.

Cartões mais recomendados

E se você é estudante, está apenas começando a sua vida adulta e ainda não sabe como começar a investir, não deixe a sua falta de experiência te desanimar.

Muitos investidores de sucesso, começaram assim, como você!

O mais importante é que você comece a organizar a sua vida financeira, para que assim, possa começar a construir seu patrimônio e daqui a alguns anos, tenha muito mais tranquilidade e estabilidade.

E se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura! Vamos te mostrar várias opções interessantes para começar a investir com pouco dinheiro.


Por que começar a investir cedo?

Durante a juventude, é normal achar que você tem todo o tempo do mundo para começar a investir.

Anúncios


Mas a verdade é que quanto antes você começar, melhor!

Isso não significa que você não pode aproveitar a vida porque precisa guardar dinheiro, mas sim, que vale a pena pensar no futuro.

Ou seja, o ideal é que você comece a organizar os seus ganhos e invista em educação financeira. Dessa forma, poderá usar o seu dinheiro com mais sabedoria.

Com o custo de vida cada vez mais elevado e com os baixos salários oferecidos para pessoas que estão entrando no mercado de trabalho, dificilmente será possível guardar muito dinheiro de uma única vez.

Mas a boa notícia é que você não precisa começar com muito.

Uma pequena parte do seu salário, por menor que seja, pode fazer a diferença na construção de uma reserva de emergência ou quando você desejar abrir o próprio negócio (caso o empreendedorismo seja um dos seus objetivos).

investimento para universitários

Os 4 melhores investimentos para universitários

Anúncios


Agora que você já sabe a importância de começar a guardar dinheiro para o seu futuro, está na hora de conhecer os melhores investimentos para universitários:


1. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB é um investimento de renda fixa de baixo risco, recomendado para quem ainda não tem muita experiência nesse mercado.

Esse título é emitido por bancos para que assim, eles possam captar recursos financeiros para realizar as suas atividades.

Ou seja, ao investir em um CDB, você está emprestando o seu dinheiro para o banco. Quando chegar o prazo de vencimento do seu CDB, você receberá o seu dinheiro de volta com juros acrescidos.

A rentabilidade do título aumenta conforme o tempo que você deixa o seu dinheiro aplicado.

A desvantagem do CDB é que você vai precisar pagar imposto de renda sobre o valor dos rendimentos (não sobre o total do dinheiro aplicado).

A Receita Federal aplica uma tabela com taxas regressivas, que começam com 22,5% e podem chegar a 15% de cobrança.

É importante lembrar que mesmo com a cobrança de IR, o CDB é mais vantajoso que a poupança.


2. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é considerado um dos investimentos mais seguros e acessíveis do Brasil.

Você sabia que com apenas R$ 30,00, já é possível começar a fazer aplicações financeiras?

É um tipo de investimento que foi desenvolvido em parceria com a B3, a Bolsa de Valores brasileira.

O Tesouro Direto oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade, prazos de vencimento e, também, diferentes fluxos de remuneração.

Outro fator pelo qual o Tesouro Direto é considerado um dos melhores investimentos para universitários é o seu excelente retorno financeiro.

Dependendo do caso, você consegue um retorno de até 100%, em um prazo de aproximadamente 5 anos.

Assim como o CDB, vale a pena lembrar que quanto mais tempo você deixar o seu dinheiro aplicado, maiores serão os seus rendimentos.

O Tesouro Direto também possui a incidência do Imposto de Renda.

3. Bancos digitais

Os bancos digitais não são exatamente um tipo de investimento.

Porém, ao deixar o seu dinheiro guardado em um desses bancos, você consegue obter rendimentos mais vantajosos do que a poupança.

Dentre algumas opções podemos citar o Nubank, Banco Inter e Neon.

Também há o Picpay e o Mercado Pago, que apesar de serem carteiras digitais, também permitem que você aplique o seu dinheiro e comece a obter rendimentos.

Os bancos digitais são ótimas opções para quem está começando com pouco dinheiro e está construindo uma reserva de emergência.

É que quando você começa a investir, precisa levar em conta um fator chamado liquidez.

Basicamente, liquidez é a capacidade que o seu investimento tem de ser transformado em dinheiro. E nos bancos digitais, você pode retirar o seu dinheiro a qualquer momento.

Claro que a intenção é poupar e começar a obter rendimentos, não é mesmo? Mas se você estiver construindo a sua reserva de emergência, vale a pena utilizar os bancos digitais, pois assim, você poderá resgatar esse dinheiro a qualquer momento.

Além disso, alguns bancos digitais oferecem opções de investimentos para os clientes! Assim, se você criar uma conta em um desses bancos, poderá adquirir títulos de renda fixa.


4. Consórcio

Um bem patrimonial como um carro, por exemplo, vai fazer diferença na sua vida.

Além de ser algo útil para a sua vida profissional, é sinônimo de dinheiro bem utilizado.

Mas para quem está começando a vida adulta, não é tão fácil adquirir um bem de alto valor, não é mesmo? Ainda mais no curto prazo.

E o financiamento não é uma opção vantajosa, já que os juros estão muito altos e podem comprometer o seu orçamento.

E é nesse momento que o consórcio, um sistema cooperativo entre pessoas que pagam mensalmente uma parcela, se torna um boa opção.

Um dos participantes é sorteado mensalmente para receber uma carta de crédito, que possibilita a aquisição do carro pelo valor estipulado no consórcio.

Para quem no momento não tem acesso a muitos recursos financeiros, existe a possibilidade de participar de consórcios mais longos, no qual as parcelas possuem um valor mais baixo.

como começar a investir

Conclusão

Há várias opções de investimentos para universitários.

Você não precisa começar com muito dinheiro. O mais importante, é que você se organize para que assim, sempre consiga guardar uma parte dos seus ganhos para cuidar do seu futuro.

Com o tempo, você pode até mesmo, diversificar a sua carteira de ativos, ou seja, investir em várias modalidades!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu