Investimentos inteligentes para 2024: Onde colocar seu dinheiro?

Com este novo ano começando, o planejamento também deve começar, por isso aqueles que estão por dentro do mercado financeiro começam a procurar formas de investimentos inteligentes para 2024.

Anúncios

Com a volatilidade contínua dos mercados e as mudanças nas condições econômicas globais, encontrar os melhores lugares para investir tornou-se uma tarefa ainda mais desafiadora.

No entanto, algumas áreas continuam a atrair a atenção dos investidores que buscam maximizar retornos e gerenciar riscos, assim como novas estão surgindo a todo momento.

Portanto, antes de começar uma nova rodada de investimento em 2024, é necessário considerar uma abordagem de investimento diversificada e estratégica, adaptada às circunstâncias pessoais e ao cenário econômico atual.

Tipos de investimentos inteligentes para 2024

Se você ainda não sabe onde colocar seu dinheiro e começar os seus investimentos inteligentes para o ano de 2024, nós temos as dicas perfeitas para você!

Então continua com a gente neste artigo para entender mais:

Tesouro Direto e Tesouro Selic

Independente do ano, se é este ou o próximo, o Tesouro Direto continua sendo uma opção viável e popular de investimentos em títulos públicos, que geralmente oferecem mais segurança, rentabilidade e previsibilidade.

Anúncios

É uma opção de renda fixa considerada segura, pois o governo é considerado um pagador confiável. Existem diferentes tipos de títulos, como Tesouro Selic, Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado, cada um com características específicas de rentabilidade e risco.

Além dos riscos baixos, os investidores que escolherem esses títulos bancários poderão se isentar do imposto de renda, dependendo do tipo de título.

E apesar de uma rentabilidade limitada à taxa Selic, o Tesouro Direto é uma opção mais interessante que a poupança.

CDBs

Os certificados de depósitos bancários são títulos de renda fixa emitidos por bancos, que podem ter diferentes prazos ou taxas de retorno.

Seu risco é geralmente de baixo a médio, podendo depender do tipo de banco que está emitindo o certificado ou do prazo do seu investimento, então analise esses pontos antes de iniciar seus investimentos inteligentes para 2024.

A rentabilidade é um pouco mais alta quando comparada ao Tesouro Direto e você poderá optar se deseja taxas prefixadas ou pós -fixadas, que vão impactar em sua rentabilidade.

Ao investir em um CDB, você empresta dinheiro para o banco em troca de uma taxa de juros. Eles podem ter prazos e taxas de retorno variáveis, dependendo da instituição emissora.

E outro ponto positivo é a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Créditos), que garante até R$ 250 mil reais dos seus investimentos por CPF e por instituição.

LCIs

As LCIs, ou Letras de Crédito Imobiliário, são outra opção interessante para quem quer investimentos inteligentes para 2024. São títulos de renda fixa lastreados em créditos imobiliários.

Assim como o Tesouro Selic, as LCIs são isentas de Imposto de Renda para as pessoas físicas que decidirem investir neste ativo. Além disso, é ideal para quem tem um perfil conservador ou moderado, já que o risco apresentado também é de baixo a médio, dependendo da instituição e prazo.

Esse ativo também garante proteção aos investidores através do FGC, para investimentos de até R$ 250 mil reais por CPF e instituição. 

Fundos de renda fixa

Os fundos de renda fixa são opções que apresentam mais diversificação à carteira de investimento dos investidores. É uma alternativa que consiste em ativos de renda fixa em geral para os seus investimentos, incluindo títulos públicos, CDBs, LCIs e outros.

Eles oferecem uma gestão profissional e podem ser uma opção para quem busca diversificação e não quer se preocupar com a escolha individual de títulos.

Diversificação internacional

Outra forma de investimentos inteligentes para 2024 e apresenta mais diversificação ao seu portfólio de investidor, são os ativos internacionais.

Eles também são uma alternativa para a redução de riscos relacionados à concentração de ativos de um único mercado em sua carteira.

Isso pode incluir ações de empresas estrangeiras, ETFs (Exchange-Traded Funds) globais, fundos internacionais, entre outros.

Investimentos alternativos

Algo que vem se popularizando são recentemente os investimentos alternativos, que fogem das categorias de renda fixa e variável como normalmente conhecemos.

Eles trazem retornos mais diferenciados, podendo ou não ser mais rentáveis, assim como uma diversificação maior em questão de ativos e recursos financeiros.

Eles podem se tratar de private equity, que é o investimento feito por fora das bolsas de valores, ele é feito em capital fechado diretamente com empresas novas que tenham potencial de crescimento.

Outra opção muito popular são as criptomoedas, como o Bitcoin ou a Ethereum, moedas digitais descentralizadas com grande potencial de valorização.

Mas também podemos encontrar investimentos alternativos em commodities, imóveis internacionais, crowdfunding e venture capital.

3 dicas para fazer investimentos inteligentes para 2024

Além de saber a opção de investimentos inteligentes para 2024, vamos conhecer também algumas dicas que podem facilitar seu processo de garantir bons retornos neste novo ano.

1 – Esteja atento ao mercado

Com mais e mais formas de nos informar todos os dias, as informações voam rápido, e com isso o mercado se transforma na mesma velocidade. Fique atento a inovações, novas notícias, tendências e grandes acontecimentos que podem afetar sua carteira de investimentos.

2 – Tenha objetivos em mente

Ter seus objetivos em mente permite que você foque no que realmente importa, e isso pode variar de pessoa para pessoa. Portanto, antes de investir em algo, defina o que você planeja fazer com esse dinheiro, depois desse primeiro passo é possível evitar movimentações impulsivas e emocionais, pensando mais com a razão.

Objetivos claros fornecem uma base para avaliar o desempenho dos seus investimentos. Você pode comparar o progresso em direção aos seus objetivos e fazer ajustes conforme necessário para manter-se no caminho certo.

3 – Diversifique

E é claro, não podemos esquecer da diversificação de investimentos, ela auxilia a reduzir o risco geral que os seus ativos podem proporcionar. Por exemplo, se você tem apenas um tipo de investimento, poderá sofrer consequências como perda total caso algo dê errado no meio do caminho.

Além disso, a diversificação vai te proteger da volatilidade do mercado, que muda todos os dias, seja para o lado positivo ou para o negativo.

Com essas dicas e os principais investimentos inteligentes para 2024, você está mais por dentro do que pode fazer mais sentido nos seus investimentos e o impacto que terá.