Investimentos Alternativos: Quais são as melhores opções?

Um assunto que está ganhando destaque ultimamente são os investimentos alternativos, mas você sabe o que são eles e como funcionam?

Anúncios

No cenário financeiro atual que vivemos, muitos investidores passaram a buscar novos meios de fazer o que sempre fizeram, e com isso os investimentos alternativos tomaram seu espaço.

Principalmente por serem oportunidades que podem oferecer diversificação e potencial de retorno significativo assim como os investimentos tradicionais.

E quanto mais você, entender a importância da diversificação, mais você se interessará também por esses tipos de investimentos.

Eles receberam essa nomenclatura por conta da diferença entre eles e os ativos financeiros tradicionais. Eles não são ligados diretamente à economia financeira, como as ações, títulos e outros, estes são ligados ao que se chama economia real.

Ao longo deste artigo vamos explorar mais sobre os investimentos alternativos e as opções disponíveis no mercado.

O que são investimentos alternativos?

Investimentos alternativos são uma categoria diversificada de ativos financeiros que se diferenciam dos tradicionais, como ações e títulos, eles não se enquadram na categoria de renda fixa e outros.

Anúncios

Portanto, os investimentos alternativos têm esse ponto de diferença em comparação com o tradicional, e geralmente são o que chamamos de ilíquidos, que não são facilmente convertidos em dinheiro.

Esse tipo de investimento é relacionado à economia real, que é fundamental para o crescimento econômico e desenvolvimento de um país, além de ser responsável pela geração de riqueza, emprego e renda.

São ótimas opções para poder gerar e acumular riqueza, diversificando o seu portfólio e gerando retornos relativamente altos.

Porém, os investimentos alternativos apresentam riscos mais elevados, exigindo que o investidor se prepare para poder entrar nesse mercado.

Muitos são mais complexos em termos de estrutura e funcionamento do que os tradicionais. Então se esse é seu interesse, você precisará estudar e adquirir mais conhecimento.

Opções de investimentos alternativos

Agora que você está mais por dentro do assunto, podemos partir para a ação e entender com exemplos as opções desses tipos de investimentos que estão circulando no mercado.

Veja quais são eles:

1 – Criptomoedas

Extremamente conhecidas no mercado financeiro, as criptomoedas são um dos grandes destaques quando falamos de investimentos alternativos e possibilidades de diversificação de portfólio.

As criptomoedas são ativos digitais feitos com base na tecnologia de blockchain, e estão fora do controle das autoridades centrais, ou seja, são descentralizadas.

As transações envolvendo criptomoedas são seguras, transparentes, porém muito voláteis e oferecem risco elevado.

Dentre as opções no mercado podemos citar o Bitcoin (BTC), extremamente famoso, mas também a Ethereum (ETH), Litecoin (LTC) e outras.

2 – Real Estate

Já real estate, ou ativos imobiliários, são investimentos alternativos físicos que podem ser usados para geração de renda ou lucro.

Apesar de muitos já investirem em imóveis, eles são considerados alternativos por serem tangíveis e usarem estratégias diversificadas.

Essas opções de ativos geralmente oferecem retornos maiores, mas também apresentam riscos mais elevados, principalmente quando levamos em conta a sua volatilidade.

O valor de um imóvel pode variar conforme o tempo e mudar conforme os estabelecimentos em sua volta vão surgindo ou deixando de existir, muitos fatores podem influenciar no seu valor de mercado.

3 – Private Equitiy

O Private Equity (PE) é uma forma de investimento que envolve a aquisição de participações acionárias em empresas não listadas na bolsa de valores, ou seja, empresas privadas.

Essa modalidade é mais utilizada por investidores institucionais, fundos de private equity e até por indivíduos que possuem um alto patrimônio líquido.

E dentre as vantagens oferecidas estão os retornos potenciais elevados, principalmente para as empresas que têm um grande potencial de crescimento.

Sendo essa também uma ótima forma de diversificar o seu portfólio de investimentos, visto que o private equity não está relacionado aos mercados públicos.

Mas não podemos deixar de citar as suas desvantagens em potencial. Esses tipos de investimentos podem ser ilíquidos, então se você quiser vender as ações pode ser algo mais difícil enquanto a empresa não possuir uma base sólida.

Existe também o risco de que essas empresas não derem certo, o que leva a perda total de todo o capital investido de private equity.

4 – Venture Capital

Venture capital, também chamado de Capital de risco, é uma forma de investimento alternativo que consiste na participação do investidor em empresas emergentes, aquelas que estão no início de seu desenvolvimento ainda.

E falando assim já parece algo bem arriscado, por isso esse nome do investimento, mas mesmo com o risco alto, elas também tem bastante potencial de crescimento. Principalmente se você possuir um olho bom para empreendimentos.

Como essas empresas estão em fase de desenvolvimento ainda elas não podem ser comercializadas na bolsa de valores, então toda a compra é feita por fora.

E é possível que essas opções tragam retorno significativo e elevado para as empresas que têm alto potencial de crescimento, oferecendo também grande diversificação no seu portfólio.

Porém, a liquidez desses tipos de investimento também pode ser mais complicada de se conseguir, e o investidor estará sujeito a muitos riscos nesse meio tempo, inclusive o risco de perda total.

5 – Commodities

Commodities são produtos físicos que são iguais ou muito semelhantes entre si. Elas podem ser divididas em duas categorias principais: duráveis e não duráveis.

Os commodities duráveis podem ser metais preciosos, industriais, energia ou produtos agrícolas, enquanto os não duráveis são caracterizados por produtos agrícolas perecíveis e recursos naturais.

Eles são considerados investimentos alternativos por não se enquadrarem nos investimentos tradicionais que estamos acostumados, como ações, títulos de renda e outros públicos.

Assim como a grande maioria dos ativos alternativos, estes apresentam grande potencial de rentabilidade e retornos, porém você precisará ter uma visão estratégica do mercado para acertar em qual investir.

E eles também ajudam a diversificar sua carteira porque não estão relacionados aos mercados públicos, e reduzem o risco de investimento em apenas um ativo.

Porém, as commodities podem ser voláteis, os preços podem flutuar significativamente e resultar em perdas para os investidores.

Além desses tipos de investimentos alternativos existem muitos outros, e para poder descobrir qual a melhor opção para você, é necessário levar em conta seu perfil de investidor, seu portfólio, tolerância de riscos e também outros fatores relevantes.

Trends