Tudo o que você precisa saber para começar a investir em 2023

Entenda o funcionamento das corretoras de investimento e as principais taxas que podem envolver dependendo da sua escolha.

Anúncios

Como funciona uma corretora de investimentos?

Antes de mais nada, uma corretora de investimentos é uma plataforma que faz intermediações financeiras com a bolsa de valores, empresas, fundos e até mesmo com o governo como acontece com as aplicações no Tesouro Direto.

Todas as corretoras operam sobre a autorização do Banco Central e são regularmente fiscalizadas pelos órgãos responsáveis. Assim para uma instituição poder comercializar os produtos financeiros elas precisam seguir dois requisitos essenciais:

  • Cadastro na Comissão de Valores Imobiliários;
  • Certificado na CETIP ou Bolsa de Valores.

Como funcionam as taxas das corretoras de investimentos do Brasil?

As principais taxas de cobras pelas corretoras de investimentos do Brasil são a de custódia e de corretagem. Mas também é lícito a cobrança de outras tarifas como a de emolumento e de abertura de conta/manutenção.

Veja mais detalhes na tabela logo abaixo!

Taxa de corretagemCobrada em cima de cada operação na bolsa de valores (como acontece com os investimentos em ações), algumas corretoras trabalham com taxa 0.
Taxa de custódiaUma taxa cobrada quando registramos ou armazenamos títulos públicos ou privados.
EmolumentoEsta é a taxa cobrada diretamente pela Bolsa de Valores e o valor varia conforme o volume de ações negociadas.
Taxa de abertura e manutenção de contaA taxa funciona semelhante a cobrança das taxas de abertura e manutenção de uma conta corrente. Algumas corretoras trabalham com taxa zero, outras já optam pela cobrança.

Agora que você ja entendeu melhor o funcionamento e possíveis taxas que podem ser cobradas, veja a nossa recomendação das principais corretoras de investimento no Brasil.

Anúncios


Gostou de entender um pouco melhor sobre como escolher a corretora ideal para os seus investimentos? Então clique no botão abaixo e saiba mais detalhes!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais