Desde já, conheça as melhores opções de investimentos a curto prazo 2021! Veja o que são, quando devem ser considerados, vantagens e exemplos!
Para quem está entrando no mercado financeiro, escolher um investimento de curto prazo nem sempre é uma tarefa fácil.
Afinal, com tantas modalidades de investimento, como escolher o que mais se enquadra no seu perfil, características e renda?
Pensando nisso, criamos um artigo para falar sobre investimentos de curto prazo e te apresentar as melhores opções para 2021!
Continue a leitura para saber mais.
O que são investimentos a curto prazo?
Chamamos de investimentos de curto prazo as operações financeiras que duram até 12 meses. Normalmente, essas movimentações são marcadas por rentabilidade e alta liquidez.
Você pode encontrar investimentos de curto prazo de vários tipos.
Caso você tenha um perfil mais conservador, vale a pena investir nos de renda fixa. Contudo, se estiver disposto a correr mais riscos em troca de altos rendimentos, considere a compra de ações.

Quando os investimentos a curto prazo 2021 devem ser considerados?
Antes de qualquer coisa, é importante lembrar que no mercado financeiro, não existem investimentos totalmente “bons ou ruins.”
Na verdade, o que existe são aplicações que fazem sentido para um determinado perfil de investidor ou um contexto.
Por isso, é muito importante estudar e ter paciência para começar a investir, principalmente se você pretende colocar seu dinheiro em fundos mais arriscados.
Além disso, é importante saber os motivos pelos quais servem um investimento de curto prazo. Basicamente, os investimentos de curto prazo, tem dois objetivos como principais.
O primeiro deles, é criar uma reserva de emergência para o investidor, algo extremamente importante hoje em dia. Afinal, nunca sabemos quando algo pode acontecer, não é mesmo?
Já o segundo caso, é quando o investidor tem uma meta definida. Por exemplo, vamos supor que ele queira comprar um carro em 10 meses.
Se for essa a situação, o gestor poderá encontrar um título de boa rentabilidade com vencimento em 10 meses.
Vantagens do investimento de curto prazo
• As aplicações começam a render a partir do primeiro dia de investimento
• Maior proteção para o seu capital
• Possibilidade de isenção do imposto de renda (em alguns casos)
• Previsibilidade
• Possibilidade de diversificação de investimentos
Exemplos de investimentos a curto prazo 2021
Há diferentes tipos de investimentos de curto prazo. Quase sempre, essas aplicações contam com algumas características bem específicas:
• Baixa volatilidade
• Valor inicial de investimento baixo
• Liquidez diária
É por esses motivos, que os investimentos de curto prazo normalmente são de renda fixa.
Agora, está na hora de apresentar esses investimentos. Veja só:
1. Tesouro Selic
Também chamado de LFT – Letras Financeiras do Tesouro, é um investimento recomendado para quem tem perfil conservador, em que a remuneração está associada à taxa Selic.
Como a taxa Selic (a taxa básica de juros da economia), aumentou em agosto de 2021, o investimento no Tesouro Selic se tornou um pouco mais vantajoso.
Há diversas vantagens em investir no Tesouro Direto.
A primeira delas, é a facilidade. Você só precisa ter conta em uma instituição financeira.
Todos os dias, os títulos são disponibilizados em horários definidos para compra e venda.
Além disso, é um investimento bem seguro. Ele é emitido pelo governo, e, então, a possibilidade de quebra total do estado é relativamente baixa, quando comparada a possibilidade de quebra de instituições financeiras privadas.
2. LCI – Letra de Crédito Imobiliário (LCI)
A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) possui isenção de IR.
Você consegue encontrar papéis que servem para metas de investimentos de curto prazo, que podem render mais de 100% do CDI.
Ou seja, esse investimento possui uma rentabilidade boa, principalmente se comparada à poupança.
A LCI é um considerada um investimento de renda fixa e envolve três partes: o investidor (você), a instituição financeira e o setor imobiliário.
Ao comprar um título, você estará emprestando o seu capital para o banco em questão, que vai fazer um outro empréstimo para o setor imobiliário.
3. LCA – Letras de Crédito do Agronegócio
Assim como as LCIs, as LCAs também são isentas de imposto de renda (IR). Outra similaridade entre os dois tipos de investimentos, é que as LCAs são um título de renda fixa, emitido pelas instituições financeiras.
A data de vencimento e a taxa de rentabilidade são definidas no momento da compra do título.
4. CDB
O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é uma aplicação na qual o investidor empresta dinheiro aos bancos.
Possui uma boa rentabilidade, quando emitido por instituições financeiras de pequeno e médio porte.
A desvantagem é que o CDB pode possuir uma carência para resgate. Contudo, é possível encontrar CDBs com liquidez diária.
5. Fundos multimercado
Esse investimento é mais arriscado para quem não tem medo dos fundos mais agressivos.
Nos fundos multimercado, o seu dinheiro é aplicado em diferentes segmentos, como a bolsa de valores e renda fixa.
6. Fundos DI
Os fundos DI são investimentos atrelados ao CDI e a taxa Selic. Portanto, são pós-fixados.
Para que esse título seja realmente rentável, é importante que a taxa de administração de fundos seja inferior a 0,5%.
Além disso, para que essa modalidade de investimento seja mais vantajosa, dê preferência aos fundos que ofereçam uma remuneração superior a 100% do CDI.
7. Fundos de renda fixa atrelados ao CDI
Os fundos de renda fixa atrelados ao CDI, como o nome já diz, acompanham o CDI e a taxa Selic. Isso significa que eles já são pós-fixados.
Queremos te lembrar que para eles serem vantajosos, é importante que os fundos de renda fixa atrelados ao CDI, também remunerem o gestor do fundo acima de 100% do CDI.
Conclusão
Os investimentos de curto prazo, normalmente são opções bem vantajosas para quem está entrando para o mercado financeiro, ou, então, já investe em fundos de longo prazo, mas quer diversificar os investimentos.
Todas as opções de investimentos de curto prazo mencionadas nesse artigo, possuem suas vantagens. O ideal é que você analise a sua capacidade de investir e o seu perfil, pois assim, irá encontrar a melhor opção para o seu caso.
Nós esperamos que com esse artigo, você tenha tirado suas dúvidas sobre investimentos de curto prazo e as melhores opções do mercado.