É possível fazer dinheiro com ações em 24 horas? Saiba o que é Day Trade, como funciona, e como você pode começar hoje com apenas 50 reais, e aprender sem gastar dinheiro!
Day Trade é um termo que tem se tornado cada dia mais popular no Brasil, e todo mundo que se interessa pelo mercado de ações da Bolsa de Valores já ouviu falar ou já está fazendo.
A proposta de se lucrar com um ativo financeiro em apenas um dia é realmente muito tentadora para muita gente.
Ainda mais hoje em dia. O brasileiro está cada vez mais conectado com o mercado de ativos financeiros e quer investir na Bolsa de Valores.
E não é nenhuma surpresa que boa parte destes novos investidores buscasse trabalhar com o sistema de Day Trade.
Mas para quem ainda não sabe, vale a pena recapitularmos aqui brevemente o que é o Day Trade.
As negociações de ativos financeiros podem levar mais ou menos tempo, sendo que algumas funcionam a curto prazo, e outras a médio ou longo prazo.
Quando a negociação de um ativo financeiro é feita no mesmo dia, e onde o trader tenta obter lucro comprando e depois vendendo esses ativos em algumas horas ou até minutos, é chamado de Day Trade.
Esses ativos não precisam ser uma ação, podendo ser minicontratos de índice ou de dólar, por exemplo.
Geralmente o lucro pode ocorrer quando existe oscilação diária no preço dos ativos.
O segredo é comprar na baixa e vender na alta, e para isso o Day Trade faz uso de ferramentas de análise técnica, com gráficos.
Geralmente os Day Traders, como são chamados, precisam estudar bastante os ativos de renda variável que pretendem investir.
Nem todo ativo é capaz de gerar rendimento em um investimento de curtíssimo prazo como este, e é por esse motivo que o Day Trade não é pra todo mundo.
Como as negociações neste tipo de investimento são feitas em 24 horas, não existe tempo suficiente para se analisar as condições mercadológicas da empresa, do setor e da economia como um todo.
As informações que devemos procurar ao avaliarmos um ativo para Day Trade são muitas vezes gráficos que não mostram todo o contexto de um ativo ou de uma empresa.
É preciso muito estudo e dedicação para realmente obter rendimentos bons fazendo Day Trade, e a experiência nesse mercado é fundamental.
Se você está apenas começando, não se desanime!
Neste texto passaremos informações preciosas para que você comece em seu caminho de trader – incluindo um jeito de você começar a aprender colocando a mão na massa sem gastar dinheiro.
Continue lendo e saiba tudo sobre:
- Saiba porque pode ser vantajoso, mas também pode ser perigoso;
- Como funciona o Day Trade;
- Qual o valor mínimo para fazer o Day Trade;
- O que é preciso para ser um Day Trader;
- Melhores ações para Day Trade 2021;
- Exemplo de Day Trade;
- Simulador Day Trade – A plataforma para começar veja onde simular.

Saiba porque pode ser vantajoso, mas também pode ser perigoso
Neste mundo de investimentos em renda variável, quanto maior o risco, maior é a recompensa.
E o Day Trade não é exceção; pelo contrário. As vantagens podem ser enormes, mas o risco de perder dinheiro também é.
Mas para dar uma ideia muito melhor de como funciona o Day Trade na prática, vamos contar um pouco da experiência de investidor de Gustavo Cerbasi, que hoje em dia é um nome de referência para a educação financeira no país.
Cerbasi começou sua carreira como um estagiário na área de tecnologia do Citibank, e esteve presente em muitas reuniões dos principais negociadores da instituição financeira.
A sua função na empresa era tentar diminuir o tempo gasto com papelada, para que os traders pudessem se concentrar melhor nas suas atividades do mercado financeiro.
Ele percebeu rapidamente que qualquer pessoa com boa informação e com disposição poderia investir na bolsa e conseguir rendimentos muito bons.
O único problema para Cerbasi era que na época, ele ganhava salário de estagiário, e naquela época nos anos 90 já não era muita coisa.
Com o que ele conseguia economizar por mês, algo entre 50 e 200 reais, começou a investir no mercado financeiro.
Ele comprava ações para vender no mesmo dia, ou seja, estava fazendo Day Trade.
Municiado das informações que ele tinha trabalhando no banco, ele começou a investir em ações de alto risco, que eram, porém, muito baratas.
Inicialmente ele não conseguiu muita coisa, não obteve retorno em dinheiro, apenas crises de ansiedade.
Depois de muito ganhar, mas muito perder fazendo Day Trade, ele decidiu que a sua estratégia não gerava rendimentos altos o suficiente para compensar todo o stress e a ansiedade que ele adquiriu ao longo do caminho.
Mas o que ele ganhou de melhor nesta fase inicial foi a experiência, e a maturidade para continuar fazendo Day Trade até conseguir o seu primeiro milhão.
Depois dessa experiência, ele mudou de estratégia e começou a investir na Bolsa de Valores de forma mais consistente e acreditava que conseguiria esse primeiro milhão de reais em 2010.
Mas o que realmente aconteceu foi diferente, pois em 2005 Cerbasi já havia conseguido atingir esse valor.
Hoje em dia ele trabalha apenas com o que gosta, já que com todo esse conhecimento e experiência no mercado financeiro garantiu a ele a sua independência financeira.
Você pode conferir essa história na íntegra seguindo o link abaixo:
Gustavo Cerbasi começou na Bolsa com R$ 50 e ficou milionário em 10 anos
Esse caso real serve para que nós pensemos bem sobre como o Day Trade pode ser benéfico para nossa vida financeira, ou pode ser um risco maior do que podemos suportar.
Cerbasi conseguiu o sucesso e seu primeiro milhão, mas só depois de ter aprendido tudo o que podia e adaptado a sua estratégia ao longo da sua jornada com o Day Trade.
É importante ressaltar que ele perdeu sim muito dinheiro antes de conseguir atingir o seu objetivo, e adquiriu crises de ansiedade por conta disso. Fazer Day Trade é por muitas vezes complicado e requer muito sangue frio para não desistir logo de cara.
Mas a história de Gustavo Cerbasi é uma inspiração para quem está começando agora e com pouco dinheiro para investir.
Tendo o conhecimento de como funciona o Day Trade, e as informações apropriadas, o investidor do Day Trade pode sim ter muito sucesso.
E hoje em dia, com a informação cada vez mais disponível, qualquer pessoa realmente dedicada e focada pode conseguir.
Como funciona o Day Trade?
Para começarmos a falar em como funciona o Day Trade, vamos falar de como ele não funciona.
O Day Trade não é uma fórmula mágica para a riqueza, e também não é uma loteria de ações que podem render muito em muito pouco tempo.
O Day Trade requer muito esforço da parte do investidor, e não podemos enfatizar o bastante o quão importante é conhecer o comportamento dos ativos, da Bolsa de Valores e saber os seus próprios limites em relação ao risco.
Mas depois desse aviso, podemos dizer que fazer Day Trade hoje em dia é muito descomplicado e intuitivo.
Tudo se passa pela internet, então é ainda mais fácil o acesso a esse tipo de negociação.
O primeiro passo é você criar a sua conta em uma home broker, que é a plataforma da qual você poderá escolher os ativos que pretende negociar e realizar as transações do dia.
Já com o home broker em mãos, que muitas vezes é um aplicativo de celular, você pode depositar dinheiro na plataforma e começar a negociar.
Mas sempre preste atenção na hora de escolher a sua plataforma.
Procure saber de qual corretora a home broker faz parte, e se é confiável ou não.
Preste bem atenção se a corretora está devidamente registrada e certificada pelos órgãos competentes, e verifique com calma todas as taxas que ela cobra.

Qual o valor mínimo para fazer o Day Trade?
Na verdade, não existe valor mínimo para começar com o Day Trade.
Se você deseja ser um Day Trader e tem uma ação em mente, tudo o que você precisa saber é o preço desta ação, as taxas operacionais da home broker e comprá-la.
Se essa ação custa 50 reais, então você precisa de 50 reais mais alguma coisa para as taxas.
Claro que, quanto menos ações você tem, menos são as oportunidades de obter lucro fazendo Day Trade.
Começar o Day Trade com poucos recursos pode parecer uma boa ideia para se aprender, mas existem opções melhores.
Se você quer mesmo operar o Day Trade, tenha em mente que muito poucos recursos não valem a pena.
Mas dá sim para começar com apenas uma ação se você assim quiser.
O que é preciso para ser um Day Trader?
A primeira coisa que se é preciso, é saber como funciona o Day Trade.
Não adianta entrar de cabeça neste mundo sem antes se dedicar muito a saber como funciona por dentro, como os ativos se comportam, e como outros trader fizeram para contornar problemas.
É preciso uma mentalidade de maratonista, pois a corrida será longa até que os ganhos sejam realmente bons.
As negociações podem ser feitas no mesmo dia, mas a experiência necessária e a habilidade de escolher os melhores ativos só irão aparecer com o tempo.
Além disso, é preciso também muito estudo sobre o mercado financeiro, sobre ações e ativos na Bolsa de Valores, e o estudo constante das empresas e desses ativos.
A habilidade de interpretar gráficos e de compreender tendências para o futuro são essenciais.
Esqueça esse discurso de que “no Day Trade, o dinheiro trabalha para você”, que isso não existe.
No mundo real do Day Trade, a dedicação integral é necessária. M
uita gente vê o Day Trade como uma carreira, dedicando 8 horas por dia apenas para isso, todos os dias, e nas outras horas está estudando e acompanhando o mercado.
Mas tirando essa parte da dedicação, você irá precisar também de uma corretora ou home broker, dinheiro para investir, acesso à internet e um ativo da sua escolha.
Melhores ações para Day Trade 2021
As melhores ações para Day Trade são aquelas com alta liquidez, ou seja, aquelas que muita gente está negociando o tempo todo.
São as ações que existe um grande número de compradores e vendedores, e são chamadas de blue chips.
Neste ano de 2021, as melhores ações para Day Trade na nossa opinião, negociadas na B3 são:
- PETR4 – Petrobrás
- VALE3 – Vale S.A.
- VIIA3 – Via Varejo
- SUZB3 – Suzano
- ITUB4 – Banco Itaú
Exemplo de Day Trade
Digamos então que você decidiu investir na ação do Banco Itaú.
Você então pode analisar o gráfico histórico do ativo, ver como ele se comportou nos últimos dias e tirar a sua conclusão de que a ação irá se valorizar ao longo do dia.
Você decide comprar dez ações ITUB4, a R$24,63 cada.
Com o seu aplicativo de home broker, você pode colocar as funções stop loss e stop gain na sua operação.
E então você define os parâmetros das duas funções e observa como as ações se comportam.
Basicamente, se a ação desvalorizar até certo ponto, a corretora venderá automaticamente os ativos para você (stop loss).
Ou se as ações se valorizarem até onde você acha ideal, a corretora também pode vender para você (stop gain) automaticamente.
Neste dia, as ações ITUB4 se valorizaram 0,73%, e você vende todas as suas ações a R$ 25,33 reais cada, obtendo um ganho com a operação.
Neste caso fictício, você obteve lucro ao vender as ações na alta.
Simulador Day Trade: a plataforma para começar – veja onde simular
A prática e a experiência são a chave para se obter lucro no Day Trade.
Não tem outro jeito – conhecer o mercado é essencial, e infelizmente se você está apenas começando, pode perder muito dinheiro tentando aprender por conta própria.
Isto é, apenas se você não usar uma ferramenta de simulação de Day Trade.
Uma plataforma de simulador irá criar um “espelho” dos preços durante o pregão da bolsa, e assim você pode praticar sem realmente entrar com o seu dinheiro.
Visualmente, é a mesma experiência de uma operação de verdade, e o simulador trabalhará como se você estivesse operando com dinheiro de verdade.
A plataforma que recomendamos é a ProfitTrainer, que é inteiramente desconectada da Bolsa de Valores real, e funciona simulando pregões passados.
Tudo o que o trader iniciante precisa para estudar e para come;car neste mundo de Day Trade está aqui.
Mas existem diversas plataformas de simulação para Day Trade disponíveis hoje em dia.
E recomendamos fortemente que não entre de cabeça no mundo do Day Trade sem passar primeiro por uma plataforma de simulação.
Conclusão

Ser day trader não é tarefa fácil.
Não se deixe enganar por tutoriais fáceis na internet ou para quem promete lucros astronômicos em um dia sem precisar estudar.
O Day Trade requer a dedicação de quem realmente quer fazer dinheiro.
E por isso mesmo podemos dizer que o Day Trade funciona sim, não é nenhum golpe ou pirâmide de internet.
É a negociação no mesmo dia, que pode trazer lucro, mas pode causar prejuízo também.
O conhecimento é importantíssimo, então se você quer fazer parte desse mundo do Day Trade, estude e estude mais, opere com o simulador e acompanhe o mercado de ações todos os dias.
A dedicação irá render mais à frente, se o Day Trade realmente for o que você quer fazer.
Aproveite e leia também “Como investir em ações passo a passo”