Calculadora Enem: 5 sites para simular a nota do TRI!

Se você vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio, pode se interessar no auxílio que uma calculadora do Enem pode ter.

Anúncios

Essa ferramenta poderá te ajudar a simular um valor aproximado de quanto foi sua nota com base no método de correção utilizado pelo próprio Exame, o método Tri, ou Teoria de Resposta ao Item.

    Calculadora Enem: 5 sites para simular a nota no TRI!

    Antes de tudo… o que é o Enem?

    O Enem, sigla para Exame Nacional do Ensino Médio, se trata de uma prova que ocorre anualmente, sendo gerida e aplicada pelo Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é vinculado ao Ministério da Educação.

    Essa prova foi criada em 1998 com objetivo de avaliar a qualidade de ensino no Brasil, mas hoje é a principal forma de ingressar em universidades de ensino superior, além de poder ingressar em programas como ProUni e SiSU.

    Nessa prova os estudantes precisam demonstrar seus conhecimentos em quatro áreas diferentes:

    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
    • Matemática e suas Tecnologias;
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

    Além da prova de redação, para a qual os participantes se preparam durante o ensino médio ou anos de estudos.

    A inscrição geralmente é feita nos meses de abril e maio, com a prova acontecendo em novembro ou dezembro, dividido em 2 finais de semana, mas as datas corretas são sempre divulgadas pelo Inep.

    Anúncios

    A nota do Enem varia de 0 a 1000 para cada uma das matérias com média 500, e também para a redação, tendo peso muito importante essa última.

    E o que é o TRI?

    O TRI, ou teoria de resposta ao item, é o método estatístico utilizado para fazer a correção e elaboração dos exames do Enem e outros testes padronizados.

    Ele é diferente do método tradicional de pontuação em testes, que simplesmente conta o número de respostas corretas e incorretas.

    A TRI leva em consideração a probabilidade de acerto de cada item com base nas respostas dadas pelos participantes.

    No Enem é feito da seguinte forma, cada uma das questões tem um nível de dificuldade, que vai do fácil, médio ao difícil.

    Cada questão no Enem é avaliada quanto à sua dificuldade com base nas respostas dos participantes que a realizaram.

    Questões que a maioria dos participantes acertou tendem a ser classificadas como mais fáceis, enquanto questões que a maioria errou são consideradas mais difíceis.

    Sendo assim, é feita a estatística para estimar a habilidade dos candidatos, considerando mais do que apenas a dificuldade, mas também a probabilidade das respostas corretas.

    O uso do TRI tem como objetivo tornar as pontuações no Enem mais justas, permitindo que os participantes sejam avaliados de acordo com sua verdadeira habilidade, independentemente das questões específicas que eles responderam.

    5 opções de calculadora de nota do Enem com TRI

    Agora, vamos conhecer algumas calculadoras do Enem para poder simular as suas notas depois da realização da prova.

    Veja algumas opções:

    1 - Calculadora Enem Planejativo

    O planejativo é um aplicativo de planejamento de estudos para o Enem que está disponível para Android e iOS.

    Ele permite que você crie planos de estudos personalizados para cada pessoa, de acordo com o nível de conhecimento que possuem em determinadas matérias e com suas metas.

    E para poder simular a sua possível nota no Enem, é preciso contar quantas questões você acertou nas matérias:

    • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
    • Ciências Humanas e suas tecnologias;
    • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
    • Matemática e suas tecnologias
    • Nota da redação.

    Depois você precisará fazer login na sua conta e obter o resultado estimado da sua nota.

    2 - Calculadora Enem Descomplica

    O Descomplica é um cursinho preparatório online que vem ajudando milhares de pessoas com seus vários recursos visando a aprovação.

    E dentre os recursos que eles possuem para auxiliar os estudantes e vestibulandos, temos a calculadora de nota do enem do descomplica, mas ela fica disponível apenas quando o gabarito do ano em questão estiver liberado.

    Além do mais, logo que a prova do Enem acaba o Descomplica realiza uma live resolvendo e comentando cada uma das questões da prova, permitindo que você tenha um conhecimento mais profundo do que acertou ou não.

    3 - Calculadora Enem Me Salva

    Assim como o Descomplica, o Me Salva é um cursinho preparatório online, que cria cronogramas de estudos com todas as matérias, tem planos de correção das redações e questões.

    E eles possuem também uma calculadora de nota do enem, como o próprio site diz ela é feita para reduzir a ansiedade de receber a nota, que pode levar mais de 2 meses para sair.

    Para usar a ferramenta você vai precisar colocar o seu número de acertos por provas, que são divididas nas áreas de conhecimento, e assim poderá receber uma estimativa da nota que pode vir a receber.

    Junto com essa nota, serão mostradas também as notas de cortes de universidades federais para saber em qual faculdade usar a pontuação quando aplicada no SiSU.

    4 - Calculadora Enem Fisica.net

    Temos também o site Fisica.net, criado pelo Professor Alberto Ricardo Prass. COm ele você poderá calcular a quantidade de acertos por área de conhecimento do jogo:

    • Ciências Humanas;
    • Linguagens e códigos;
    • Ciências da natureza;
    • Matemática;
    • Redação.

    Para adicionar a redação estime o seu desempenho, se preciso avalie suas notas em redação anteriores.

    Depois de adicionar essas informações, acertos e estimativa de desempenho, você pode calcular e receber as notas com suas informações respectivas.

    Além disso, no site você pode conferir quais são as notas mínimas e máximas no Enem desde 2009.

    5 - Enem Brasil

    Por fim, temos o Enem Brasil, que apresenta uma calculadora da nota média do Enem.

    E para saber a estimativa, é necessário adicionar a quantidade de acertos em cada área de conhecimento específico e a estimativa da redação.

    Com isso é possível ter o seu resultado aproximado do que vai ser a sua nota do Enem quando o resultado oficial foi divulgado a todos.

    Lembre-se de que essas calculadoras fornecem estimativas aproximadas e não substituem os resultados oficiais do Enem, que são divulgados pelo INEP.

    50 temas de redação para treinar para o Enem e vestibulares