Banco ou corretora? Saiba qual é a melhor forma de investimento

Descubra se é melhor começar a investir com banco ou corretora!

Anúncios



Quem está começando a investir, certamente já se deparou com essa dúvida. Afinal, é o banco ou a corretora de valores que oferece os melhores produtos financeiros?

Cartões mais recomendados

Com tantas possibilidades de investimentos, às vezes fica difícil saber qual é a melhor opção. De qualquer forma, você não deve adiar a sua entrada no mundo dos investimentos por causa dessa dúvida.

Se você realmente quer entender mais sobre as vantagens e desvantagens de cada um, está no lugar certo! Vamos explicar tudo o que você precisa saber para tomar uma decisão. Continue a leitura para saber mais.

banco ou corretora

Investir através de banco ou corretora?

De maneira geral, as corretoras oferecem uma variedade maior de produtos financeiros.

Entretanto, tudo depende do que você deseja.

Por exemplo, se você está em busca de CDBs ou fundos de investimentos tradicionais, adquirir os produtos financeiros dos bancos acaba sendo uma opção interessante.

Anúncios


Mas é importante lembrar que as ofertas disponibilizadas pelos bancos, quase sempre se restringem aos produtos da “própria marca”.

Além disso, se você deseja investir em ações ou em fundos imobiliários, precisa abrir uma conta em uma corretora de valores.

Para te ajudar a entender sobre os motivos pelos quais, na maioria das vezes, as corretoras são opções mais interessantes, vamos falar mais sobre todos os fatores que devem ser considerados:


1. Segurança

Devido ao excelente sistema de segurança dos bancos tradicionais, é normal que os brasileiros tenham muita confiança neles.

Mas isso não quer dizer que apenas os bancos são seguros. Pelo contrário, há diversas corretoras de valores com muita credibilidade no mercado.

Isso significa que você não precisa abrir mão dos portfólios mais variados das corretoras porque está priorizando a sua segurança.

Anúncios


Afinal, tanto os bancos quanto as corretoras são seguros, desde que claro, você escolha uma empresa séria e confiável para investir o seu dinheiro.

2. Diversificação de investimentos

Se você quer montar uma carteira de ativos financeiros bem diversificada, as corretoras de valores são a melhor opção.

Como falamos, apesar de os bancos serem seguros e oferecem boas opções de investimentos, na maioria das vezes, eles apenas oferecem produtos financeiros de “marca própria”. Isso faz com que as opções de investimentos se tornem mais limitadas.

Já nas principais corretoras de valores, você pode investir tanto em renda fixa quanto variável. Dessa forma, consegue diversificar muito mais a sua carteira de ativos.

3. Atendimento diferenciado

Um bom atendimento pode ser prestado tanto por corretoras quanto bancos.

Mas em geral, os bancos não possuem uma equipe tão preparada para dar suporte aos pequenos investidores.

Portanto, se você está começando a investir agora e, por enquanto, não dispõe de um grande capital, as corretoras de valores acabam sendo mais vantajosas.

E para quem está iniciando nesse mercado, atendimento diferenciado é essencial. Afinal, ao longo dessa trajetória, você vai precisar tirar várias dúvidas e receber suporte.

Os bancos costumam dar mais atenção para os investidores que possuem um grande capital para investir. Além disso, alguns gerentes de bancos, ao pensarem apenas na sua comissão, acabam oferecendo produtos e serviços que nem sempre são tão vantajosos para os clientes.

E mesmo para os investidores que estão começando com pouco dinheiro, as grandes corretoras de valores oferecem várias opções de investimentos.

citação

4. Comodidade

Nesse caso, os bancos saem na frente.

É mais fácil direcionar os seus investimentos no próprio banco, sem precisar fazer transferências.

Claro que a comodidade não deve ser o fator principal na hora da escolha. Mas dependendo do investimento escolhido, isso é algo que deve ser levado em conta.

Entretanto, isso não quer dizer que as corretoras não oferecem praticidade, até porque criar uma conta em uma corretora de valores é muito fácil e rápido.

5. Rentabilidade

A rentabilidade, assim como a segurança, é um dos fatores mais importantes na hora de escolher um investimento.

Afinal, se o objetivo é aumentar o seu patrimônio financeiro e obter lucro, não tem como deixar de lado esse fator.

Na maioria das vezes, você encontra opções mais rentáveis de investimentos nas corretoras de valores, tanto nos produtos de renda fixa quanto de renda variável.

É que os grandes bancos oferecem diversos serviços além dos investimentos. Ou seja, para essas empresas, não é tão vantajoso concentrar-se apenas nas necessidades e preferências de pequenos investidores.

Já as corretoras de valores, como são especializadas nisso, acabam oferecendo produtos financeiros com uma rentabilidade mais considerável até mesmo para quem ainda não tem muito capital para investir.

6. Cobrança de taxas

As corretoras também ganham quando o assunto é taxas.

É que elas não cobram nada pela abertura de conta e algumas, até isentam taxas para operar no Tesouro Direto.

Porém, isso não significa que você deve escolher qualquer corretora. Afinal, algumas delas, cobram mais taxas do que outras, dependendo do produto financeiro.

Por isso, antes de colocar o seu dinheiro para investir, é muito importante que você se informe sobre todas as taxas, pois dependendo do valor cobrado, os rendimentos dos seus investimentos poderão ser afetados.

Compare sempre

Alguns investidores iniciantes ficam muito ansiosos para começar a investir.

Mas quando se trata de investimentos, não se pode ter pressa. É melhor esperar um pouco para começar, do que escolher a primeira opção que aparecer e depois perceber que cometeu um erro.

Tanto os bancos quanto as corretoras possuem suas vantagens. Mas como você pode ver, as corretoras de valores ganham na maioria das vezes. 

Para você ter sucesso no mundo dos investidores, é importante escolher empresas confiáveis e com um bom suporte.

Também vale a pena fazer pesquisas na internet, para ver se a corretora ou o banco em questão está realmente agradando os clientes.

Além disso, investir através de uma corretora, não impede que você invista através de um banco tradicional.

corretoras de valores para começar a investir

Conclusão

Nesse artigo, você pode ver que tanto os bancos quanto as corretoras de valores possuem determinadas vantagens.

De maneira geral, as corretoras de valores saem ganhando, já que elas oferecem uma diversidade maior de produtos financeiros e são especializadas em investimentos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu