As principais notícias do mercado financeiro sobre investimentos

Veja quais são as principais notícias do mercado financeiro sobre finanças e investimentos

Anúncios



Acompanhar as principais notícias do mercado financeiro é muito importante para quem deseja se tornar um investidor.

Cartões mais recomendados

Afinal, essas informações te ajudam a entender melhor sobre o mercado e o que está acontecendo no momento.

Aliás, ficar de olho nas notícias também é importante para quem não investe na bolsa, pois o cenário econômico impacta o nosso dia a dia.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos falar mais sobre as principais notícias do mercado financeiro! Fique de olho para saber mais.

as principais notícias do mercado financeiro

Como acompanhar as principais notícias do mercado financeiro?

Tão importante quanto acompanhar as notícias, é saber onde encontrar informações confiáveis.

Isso vai te ajudar a aumentar o seu conhecimento sobre o mercado, o que é importante na hora de tomar decisões relacionadas aos seus investimentos e analisar riscos e oportunidades.

Anúncios


Veja os principais sites para acompanhar notícias sobre o mercado financeiro e entender melhor sobre o assunto:

• Estadão

• Exame

• Info Money

• Istoé Dinheiro

• Money Times

Anúncios


• O Globo

• Site da B3 (bolsa de valores do Brasil)

• Site do Banco Central

• Suno

• Valor econômico

• Yahoo Finanças


As principais notícias do mercado financeiro

Mercado passa a ver Selic mais alta em 2023

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia do país.

É um instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) com o objetivo de controlar a inflação.

Ela influencia as outras taxas de juros cobradas no nosso país, como empréstimos, financiamentos e até mesmo, a rentabilidade de algumas aplicações financeiras.

De acordo com a pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central, o mercado passou a ver a Selic ainda mais alta em 2023, com maior pressão inflacionária.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou manutenção da perspectiva, que a taxa Selic vai encerrar 2022 a 13,75%. Porém, para o ano de 2023, a conta para a Selic subiu a 10,75%, de 10,50%.

Isso está ocorrendo devido a uma visão sobre uma maior pressão dos preços no próximo ano.

Afinal, o levantamento, que tem como objetivo entender a percepção do mercado de forma geral para os investimentos econômicos, mostrou que a expectativa para a alta do IPCA (índice oficial da inflação no país), passou a ser de 5,20%, de 5,09%, o que está acima do teto da meta.

A meta oficial da inflação para 2022 é de 3,5%, enquanto para 2023, é de 3,25%, mas com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Fonte: InfoMoney

taxa selic

Ações da China saltam após medidas do governo para aliviar preocupações no setor imobiliário

XANGAI (Reuters) – As ações de Hong Kong marcaram o maior ponto percentual nas últimas seis semanas.

Isso aconteceu depois que reguladores intensificaram os esforços para incentivar credores a concederem empréstimos a projetos imobiliários, depois de um boicote de pagamentos de hipotecas de moradias não finalizadas.

O índice CSI300, índice do mercado de ações da China, que inclui as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, fechou com uma alta de 1,04%.

Já o índice de Xangai, conseguiu obter avanço de 1,55%.

Fonte: Yahoo


Lira estuda como facilitar investimentos no exterior

Como uma das medidas para reduzir os preços dos combustíveis, Arthur Lira, presidente da câmara, pediu estudos para retirar entraves na tributação, que tornam mais difícil o investimento estrangeiro em refinarias.

Arthur Lira recebeu investidores estrangeiros, que comentaram que o preço do petróleo vendido pela Petrobras para a China, tem um preço menor do que o comercializado pelas refinarias.

Aliás, tal ponto também é relatado por Paulo Guedes, ministro da economia, que está cobrando por mudanças em contratos de venda de petróleo para a Petrobras. O objetivo é retirar custos de frete e seguro.

É importante lembrar que esse custo não é pago quando a Petrobras vende óleo bruto para o exterior, por exemplo, com o preço chamado FOB.

Porém, nas vendas para a refinaria do Brasil, o preço é o CIF, que inclui o custo do frete e do seguro.

FOB (Free on Board), que pode ser traduzido para o português como “Livre a Bordo”, é o tipo de frete que o consumidor assume toda a responsabilidade pelo transporte da mercadoria.

Fonte: Economia Estadão


Preocupação do mercado é inflação em 2023

A inflação, que está fazendo com que bancos centrais subam as taxas de juros em vários países, também está afetando o Brasil.

E a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que amplia os benefícios sociais pelo Congresso, pode não trazer os resultados esperados.

É o que diz André Perfeito, estrategista-chefe da corretora Necton. Em uma entrevista para a Exame Invest, Perfeito afirmou que o objetivo do governo, que é dar dinheiro como uma medida para amenizar a inflação, vai trazer alívio apenas no curto prazo.

Segundo o profissional, o mercado já está se preparando para um aumento da Taxa Selic na próxima reunião do Copom, que vai acontecer no começo de agosto.

A Necton (corretora de investimentos) projeta uma alta de 25 pontos base, com a Selic em 13,5% ao ano.

Fonte: Exame Invest


Mercado de Treasuries foca no fim do aperto do Fed

(Bloomberg) – Com um consenso de que o Federal Reserve (FED) vai terminar o seu ciclo de alta de juros ainda em 2022, os investidores estão apostando no que pode acontecer depois disso.

Obviamente, há uma grande incerteza relacionada ao aumento da taxa de juros, e o quanto o Fed vai precisar subir para restaurar a estabilidade de preços, controlando a inflação.

Na semana passada, o debate foi sobre a próxima reunião do Fed, que irá acontecer no final de julho, para discutir se haverá outro aumento de 0,75% ou o primeiro ponto completo desde a década de 80, depois que a inflação de junho encerrou acima do esperado.

©2022 Bloomberg L.P.

Texto divulgado pelo Yahoo Notícias

6 cuidados que você precisa ter antes de investir

Conclusão

Os investidores que querem entender mais sobre o mercado devem acompanhar as principais notícias sobre o assunto.

Isso não significa, obviamente, que você deve tomar decisões precipitadas com base nas últimas notícias, pelo contrário.

Afinal, antes de tomar qualquer decisão relacionada aos seus investimentos, é fundamental estudar e analisar diversos fatores.

Aliás, em algumas situações, você vai perceber que o mercado pode exagerar em relação às projeções, tanto para cima quanto para baixo.

Por esse motivo, tome cuidado com decisões impulsivas e a intensidade de certos movimentos no mercado de ações.

Desse modo, além de você proteger o seu patrimônio e diminuir os riscos, também pode identificar novas oportunidades e aumentar o seu conhecimento sobre finanças e investimentos. 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu