Ações da Vale: o que são e como funcionam?

Você sabia que desde o ano de 2017, as ações da Vale já renderam mais de 100%?

Anúncios



Há vários anos, as ações da Vale ocupam um lugar de destaque quando o assunto é volume de negociação e liquidez.

Cartões mais recomendados

Isso acontece porque a organização é considerada uma das líderes em seu setor de atuação, principalmente na produção de minério e ferro.

E se você quer entender mais sobre as ações dessa empresa na B3 (a bolsa de valores brasileira), está no lugar certo! Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber antes de adquirir ações da Vale.


O que são as ações da Vale?

Quem não gostaria de ser sócio de grandes organizações, como a Vale, considerada uma das maiores mineradoras do mundo?

As ações da Vale são pequenas frações do capital social da companhia. Ou seja, ao adquiri-las, você se torna um acionista da empresa.

Fundada como estatal no ano de 1942, a Vale é uma das empresas privadas mais importantes do país. Suas operações são divididas em quatro linhas de negócios:

Anúncios


• Mineração

• Logística

• Energia

• Siderurgia

Além disso, é uma das empresas mais antigas da BM&FBovespa. Começou a ser listada em 1967.

Desde então, os seus papéis têm ocupado os primeiros lugares no ranking em volumes de compra e venda diários.

Anúncios


As negociações sempre ocorrem através do pregão online da bolsa.  Você pode comprar ou vender ações a qualquer momento.

Em relação aos valores dos ativos, eles variam conforme as expectativas dos investidores, dos resultados da empresa, cenário nacional e internacional.

É importante lembrar que se você quer investir em ações da Vale, ou de qualquer outra empresa, precisa se preparar para as oscilações que acontecem com uma certa frequência.

ações da vale vale a pena comprar

Como comprar ações da Vale?

Você decidiu que quer se tornar um acionista da Vale? Então confira o passo a passo que montamos para você:


1. Abra sua conta em uma corretora de valores

O primeiro passo é realizar o seu cadastro em uma corretora de valores.

Preencha seus dados no cadastro. Pode ser que seja necessário enviar alguns documentos. Quase sempre, a conta é aberta em poucos instantes.

Para evitar problemas, o ideal é escolher uma corretora de confiança e de credibilidade. Afinal, é essa empresa que fará a intermediação entre os seus investimentos e a bolsa de valores.


2. Faça a transferência do seu dinheiro para corretora

Para comprar as ações, será necessário enviar dinheiro para a corretora.

Esse processo pode ser feito através de uma transferência bancária via TED ou DOC para a conta da corretora, com o valor que você pretende investir.


3. Faça uma análise das ações da Vale nesse momento

Como já falamos, as ações da Vale estão bastante valorizadas.

Porém, como estamos falando de renda variável, é importante ficar atento a volatilidade do mercado. Por esse motivo, é importante levar em conta as análises dos profissionais experientes que acompanham o mercado financeiro.

Além disso, dependendo da corretora de valores, você pode encontrar recomendações de analistas, que indicam a hora certa de negociar ativos.


4. Adquira as ações da Vale

Se você já abriu a sua conta, fez a transferência para a corretora e analisou as expectativas do mercado em relação à Vale, está na hora de comprar as ações.

Para isso, entre no home broker da sua corretora.

Depois de comprar as ações escolhidas, é preciso ficar de olho no mercado. Assim, você consegue acompanhar os resultados dos seus investimentos.

Quando a ordem de compra de ação é efetivada e o investimento é concluído, você automaticamente, já se torna um acionista da organização.

Quais os pontos a serem analisados antes de investir em ações da Vale?

Quando se trata de investimentos, é preciso levar vários fatores em conta, não apenas a rentabilidade.

Afinal, estamos falando de renda variável e, portanto, há riscos envolvidos, que devem ser considerados.

Ou seja, além das expectativas do mercado e do atual cenário econômico, há outros pontos que devem ser analisados antes de você começar a adquirir papéis. Continue lendo para saber mais.


1. Perfil de investidor

O mercado de ações faz parte da classe de ativos chamada renda variável.

Ou seja, as expectativas de lucro, principalmente a lucro prazo, costumam ser altas. Porém, os riscos envolvidos também são maiores.

Isso significa que o mercado de ações é recomendado para pessoas com um perfil mais arrojado, que estão dispostas a correr mais riscos em troca de alta rentabilidade.

Mas se você tiver um perfil mais conservador ou moderado, também vale a pena se informar sobre as ações da Vale e, talvez, adquiri-las. Dessa forma, você diversifica a sua carteira e reduz o risco.


2. Defina seus objetivos financeiros

O que você realmente quer conquistar ao investir no mercado de ações?

É importante definir seus objetivos, como por exemplo, comprar uma casa própria, juntar dinheiro para a aposentadoria, diversificar seus investimentos, etc.

Ou então, você pode ter objetivos de curto prazo, que podem ser uma viagem com a família no próximo ano.

Para fazer isso, você precisa analisar a sua atual condição financeira, decidir se prefere investir a curto, médio ou longo prazo e claro, determinar objetivos para cada prazo.


3. Crie uma estratégia de investimentos

É nesse momento que muitos investidores começam a se perder.

Abrir a plataforma e comprar ações sem uma estratégia definida, mesmo quando o cenário econômico apresenta boas expectativas, é algo muito arriscado.

Antes de começar a investir e comprar ações, defina a sua estratégia de investimentos.

É necessário saber o momento correto de fazer uma negociação de compra ou venda. Desse modo, você aumenta as chances de adquirir papéis com bons preços e obter ganhos com a valorização do preço dos ativos.

ações da vale vale a pena comprar

Conclusão

Investir em ações da Vale pode ser uma boa forma de encontrar novas oportunidades no mercado e aumentar o seu patrimônio financeiro, principalmente no longo prazo.

Porém, antes de começar a investir, leve em conta o seu perfil de investidor, seus objetivos e, claro, defina a sua estratégia de investimentos.

Assim, você vai fazer escolhas mais adequadas às suas expectativas e diluir os riscos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu