5 vantagens da renda variável

Você já parou para pensar nas vantagens da renda variável? Se você quer saber mais sobre o assunto, está no lugar certo.

Anúncios



As vantagens da renda variável são o assunto do momento entre investidores experientes e iniciantes.

Cartões mais recomendados

Nunca se falou tanto sobre a importância de guardar dinheiro e construir um patrimônio financeiro. Porém, melhor do que apenas poupar, é fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

E uma das melhores formas de fazer isso, é conhecendo os investimentos em renda variável.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.


O que é renda variável?

A renda variável se refere a um grupo de investimentos que possui uma característica em comum: retornos não previsíveis.

Isso significa que ao investir nessa categoria, não há como saber exatamente o quanto o seu dinheiro irá render ao longo do tempo.

Anúncios


Já na renda fixa, acontece o contrário, pois a taxa da rentabilidade dos investimentos é definida no momento da compra do título. Assim, você saberá o quanto o seu dinheiro vai render até o momento do resgate.

A renda variável apresenta essa volatilidade, já que os investimentos variam conforme o cenário econômico e político, setor de atuação, empresa ou ativo principal.

5 vantagens da renda variável

Vale a pena investir no mercado de renda variável?

O mundo dos investimentos oferece opções para todos os tipos de investidores.

A renda variável é recomendada para os investidores com um perfil mais arrojado, ou seja, aqueles que estão em busca de altos rendimentos e, por isso, estão dispostos a correr mais riscos.

Mas isso não quer dizer que os investidores com um perfil mais conservador ou moderado (que priorizam a segurança), não devem investir em renda variável.

Aliás, a renda variável não é apenas mais uma opção e sim, uma necessidade de quem quer construir um patrimônio financeiro e obter excelentes ganhos.

Anúncios


Embora esse tipo de investimento tenha suas desvantagens, já está mais do que claro que os riscos são proporcionais ao retorno esperado.

Isso significa que se você quer ter ganhos significativos, vale a pena aplicar o seu capital em ações, fundos imobiliários e outros investimentos de renda variável.


As principais vantagens da renda variável

Agora que você já sabe o que é renda variável, está na hora de conhecer as principais vantagens desse tipo de investimento. Confira:


1. Rentabilidade

Você pode ganhar mais dinheiro com a renda variável do que com a renda fixa.

Como são opções mais arriscadas e com grande oscilação, os rendimentos também costumam ser mais atrativos.

Você certamente já ouviu falar em investidores de sucesso, que ganharam muito dinheiro ao aplicar o seu capital em investimentos, não é mesmo?

É bem provável que esse investidor tenha colocado boa parte do seu patrimônio em investimentos de renda variável.

Ou seja, os altos riscos e incertezas da renda variável, são compensados pela possibilidade de obter ótimos rendimentos.

Mas é importante lembrar que a capacidade de obter ganhos depende da montagem da carteira de ativos e da correta leitura do mercado.

Se você ainda não tem muita experiência, ou então, tem um perfil de investidor mais moderado e conservador, pode começar com poucos ativos e com riscos menores.

Com o tempo, existe a possibilidade de aumentar o portfólio de ações e a sua exposição ao mercado financeiro.


2. Participação em grandes empresas?

Já pensou na possibilidade de ser sócio de grandes empresas, como o Magazine Luiza e a Ambev?

Pode até parecer um sonho distante. Contudo, ao investir em ações (um dos principais tipos de investimentos em renda variável) você pode se tornar de fato, sócio de grandes companhias.

Ao comprar a ação de uma empresa, você adquire um “pequeno pedaço” dela. Assim, poderá receber dividendos ou até mesmo, ter direito de votar e participar ativamente das decisões da organização.


3. Aumento do seu patrimônio financeiro

Há três formas de fazer o seu patrimônio crescer: diminuir despesas, aumentar os seus ganhos e, obviamente, investir.

Ou seja, uma das melhores formas de fazer o seu patrimônio crescer, principalmente ao longo prazo, é investindo em renda variável.

Como você já sabe, existem vários riscos envolvidos. Aliás, a renda variável possui muito mais riscos do que a renda fixa.

Entretanto, os ganhos também costumam ser maiores.

E se você construir uma boa estratégia de investimentos, acompanhar o mercado e pensar antes de tomar decisões, os ganhos a longo prazo vão compensar as oscilações constantes do mercado financeiro.

Guardar dinheiro é muito importante para construir a sua reserva de emergência e realizar objetivos.

Mas só poupar não é a melhor opção. Afinal, o aumento da inflação pode diminuir o seu poder de compra.

Uma das vantagens da renda variável é justamente essa: oferecer rendimentos superiores ao aumento da inflação.

Sendo assim, podemos afirmar que aplicar o seu dinheiro na bolsa, ou em outros tipos de renda variável, é uma excelente forma de construir o seu patrimônio financeiro.

4. Variedade de investimentos

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, investir em renda variável não significa apenas comprar ações na bolsa de valores.

Há uma grande variedade de investimentos nos quais você pode aplicar o seu capital.

O ideal é que você diversifique a sua carteira, ou seja, não coloque todo o seu dinheiro em um único investimento.

Desse modo, você minimiza os riscos e aumenta as chances de obter lucros, principalmente no médio e longo prazo.


5. Facilidade

Há alguns anos, investir em ações era algo bem complicado e trabalhoso.

Mas felizmente isso mudou. Hoje, com apenas alguns cliques, você pode negociar a compra e venda de ações sem sair de casa. 

De fato, o mercado financeiro se tornou muito mais acessível.

Porém, é importante lembrar de que para criar boas estratégias de investimentos, é necessário pensar antes de agir e estar sempre de olho nas tendências do mercado financeiro.

investimentos em renda variável

Conclusão

Agora que você terminou de ler esse artigo, já consegue entender melhor as vantagens da renda variável para a construção do seu patrimônio financeiro.

Quanto mais conhecimento você tiver nesse mercado, mais confiança e motivação terá para ir além da renda fixa e assim, aumentar os seus ganhos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu