4 opções de renda fixa para investir em 2022

Saiba quais são as melhores opções de renda fixa para investir neste ano

Anúncios



Há várias opções de renda fixa para investir que oferecem boa rentabilidade e são acessíveis.

Cartões mais recomendados

Portanto, se você quer começar a investir com segurança em 2022, precisa conhecer essa categoria de investimentos!

Diante do cenário voltado para 2022, essa classe traz diversas expectativas. Isso significa que ao longo do ano, algumas aplicações de renda fixa podem se destacar mais.

Por esse motivo, vale a pena entender as principais características de determinadas opções.

A seguir, conheça os melhores investimentos em renda fixa para este ano e entenda como eles podem te ajudar a montar uma carteira de ativos mais lucrativa e sólida!

4 opções de renda fixa para investir no exterior

Como descobrir onde investir em 2022?

Antes de qualquer coisa, é importante você entender que não existe um único investimento que sirva para todas as pessoas da mesma forma.

Anúncios


Afinal, além da taxa de remuneração, cada produto financeiro de renda fixa apresenta suas próprias características, como prazo da aplicação, investimento mínimo, liquidez, entre outros.

De qualquer forma, há outros fatores que precisam ser levados em conta, pois é necessário entender que os aspectos individuais também influenciam na tomada de decisão.

Pensando nisso, veja quais são os fatores mais importantes:


Perfil de investidor

O perfil de investidor é um tipo de análise que identifica as suas preferências e expectativas em relação aos investimentos.

Existe o perfil conservador, moderado e arrojado.


Objetivos financeiros

Além do seu perfil de investidor, também é importante traçar objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.

Anúncios


Um objetivo de curto prazo pode ser uma viagem, por exemplo. Já um de longo prazo, pode ser comprar uma casa ou se aposentar com mais tranquilidade.


Experiência no mercado

A experiência no mercado de investimentos é um fator importante para orientar a alocação de ativos.

Alguns produtos financeiros são mais simples e acessíveis. Outros, além de apresentarem maior risco, são complexos e exigem mais estudo.

Mas independentemente do seu nível de conhecimento, nunca deixe de estudar e acompanhar as tendências do mercado.

citação

Quais as melhores opções de renda fixa para investir este ano?

Como você pode ver, fazer uma análise do seu perfil e das suas preferências é importante para escolher produtos financeiros mais alinhados com os seus objetivos e expectativas.

Com essas informações, fica mais fácil conhecer as principais alternativas do mercado e identificar as mais vantajosas para você.

Não há dúvidas de que o cenário econômico influencia o mercado de investimentos. Contudo, a sua estratégia individual também deve ser levada em conta na hora de tomar decisões.

Veja algumas opções de renda fixa para investir em 2022 e avalie quais são as mais adequadas aos seus objetivos financeiros:


1. Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título emitido pelo Tesouro Nacional atrelado à Taxa Selic, a taxa básica de juros, que atualmente está em 10,75% ao ano.

Basicamente, ao adquirir um título do Tesouro Direto, você empresta o seu dinheiro para o Governo Federal por um determinado período.

Em troca, no prazo de vencimento da aplicação, você receberá o dinheiro de volta acrescido de juros.

A principal vantagem dessa aplicação é a segurança. Na verdade, todos os títulos do Tesouro Direto são considerados investimentos seguros, já que eles são garantidos pelo Tesouro Nacional.

Além disso, o Tesouro Selic possui liquidez diária. Isso significa que você consegue transformar o seu investimento em dinheiro de forma rápida.


2. Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA também é um dos títulos do Tesouro Direto.

Mas ao contrário do Tesouro Selic, esse investimento combina a rentabilidade prefixada e pós-fixada.

Desse modo, há uma garantia de rentabilidade prefixada, acrescida do desempenho do IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, que funciona como medidor oficial da inflação.

Isso significa que a aplicação rende acima da inflação.

Assim como o Tesouro Selic, o IPCA também apresenta alta liquidez. Contudo, esse título é precificado pela marcação a mercado.

Esse mecanismo é uma atualização diária dos preços dos ativos em carteira. Se a tendência for o aumento da taxa básica de juros, por exemplo, os títulos existentes tendem a se desvalorizar.

Portanto, nós recomendamos que você não retire o dinheiro investido em um título do Tesouro IPCA antes da data de vencimento.

Caso você esteja querendo criar a sua reserva de emergência ou então, acredita que pode precisar do dinheiro antes da data de vencimento, o mais indicado para a sua carteira é o Tesouro Selic.


3. LCI e LCA

A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são dois tipos de investimento em renda fixa isentos de Imposto de Renda.

Ou seja, a LCI é um título de renda fixa lastreado em crédito imobiliário. Já a LCA, é emitida com o objetivo de captar recursos para o agronegócio.

Elas são recomendadas para o investidor que deseja obter um rendimento próximo ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI).

Assim como os outros produtos de renda fixa para investir, a LCI e a LCA oferecem muita segurança e maior previsibilidade.

As letras de crédito são protegidas pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC). O limite é de R$ 250 mil por CPF e por instituição.


4. Fundos DI

Os fundos referenciados DI, como o nome indica, são fundos de investimentos.

Esses fundos devem possuir, no mínimo, 95% de investimentos em títulos atrelados ao CDI ou à Selic, podendo ser títulos públicos ou privados.

Trata-se de uma modalidade coletiva de investimento, que conta com o trabalho de um gestor profissional para fazer a alocação dos ativos.

6 vantagens de investir em renda fixa

Conclusão

Agora você já sabe quais são as melhores opções de renda fixa para investir em 2022 e o que deve ser levado em conta na hora de fazer aplicações.

Para minimizar os riscos e encontrar boas oportunidades, o ideal é que você diversifique os seus investimentos, ou seja, não deixe todo o seu capital em uma única aplicação.

Nós esperamos que com essas informações, você possa encontrar os investimentos mais alinhados ao seu perfil e aos seus objetivos financeiros!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Leia Mais

Cartão VISA com limite INACREDITÁVEL

Você já descobriu a novidade que a VISA está proporcionando aos clientes? Um novo cartão com limite inacreditável está na área! Anúncios Nossa equipe decidiu